Poemas participantes da enquete ( Em teste )

30 de julho de 2012

Patologias à Parte, Mas Mentir é Quase Uma Arte.

Algumas mentiras bem contadas parecem verdades. Algumas mentiras atravessam décadas, mas um dia tropeçam nelas mesmas e caem provocando grandes estragos.
Quem nunca foi vítima de uma mentira? Ou quem nunca disse uma mentira. Se você disser que nunca mentiu, estará mentindo. Todos nós já dissemos alguma mentirinha (assim no diminutivo parece inofensivo), ainda que para parecermos politicamente corretos, para justificarmos algum esquecimento ou atraso... Mentimos para não ferir os sentimentos de alguém que queremos bem, ou para agradar o outro.
No caso do mentiroso nato, mentira proferida é compromisso assumido. Compromisso com o quê?! Com a imagem do mentiroso, é óbvio. Mentiroso que é mentiroso de verdade não quer cair em contradição, muito menos ser desmascarado.
É...Mentir dá trabalho, e detalhe, uma mentira sozinha não sobrevive, mentiras precisam estar acompanhadas de outras mentirinhas para se sustentarem, são solidárias, uma só existe para ajudar a próxima ou a anterior, e vão acumulando-se e misturando-se até que quem as criou não consiga mais separar realidade e fantasia, nesse caso é claro que a patologia já se instalou.
Existem vários tipos de mentirosos: Os que mentem para esconder um fato, por medo ou culpa; existem aqueles que mentem por insegurança e fazem da mentira uma bengala; tem também os patologicamente mentirosos; Tem os que mentem por prazer; os que mentem por omissão... Omitir é mentira? É um tipo de mentira? Ou quase? Existe quase mentira? E meia verdade, o que será? Isso tá ficando compleeexo...
 Ahh estava esquecendo de um espécime de mentiroso, o mais repugnante de todos na minha opinião, esses causam enormes prejuízos: os políticos. Esses armam palanques para proferir suas inverdades aos quatro ventos, pronunciam suas mentiras na TV em  cadeia nacional. E mentem fluentemente, mentem de forma a convencer milhares de pessoas a mentirem com eles e por eles... Este espécime de mentiroso é sazonal e extremamente nocivo, arrasta multidões e as aprisionam por 04 anos em suas teias de corrupção e roubalheira (desculpe-me, mas não resisti).
Há também o mentiroso self service, que é o que mente para si, para aliviar uma dor ou esquecer algo.
O mentiroso deve ser detentor de uma boa memória, isso é imprescindível, do contrário será um mentiroso fracassado.
Existem pessoas que mentem com tanta desenvoltura e maestria que apesar de sabermos se tratar de uma mentira,  nos deixamos enganar.
Patologias  à  parte, mas mentir é quase uma arte e  digo isso sem apologia à mentira, é claro.
Para chamarmos de mentira, o ato deve ser deliberado, o locutor deve ter a intenção  de enganar e  induzir o ouvinte ao erro. Aquele que conta uma inverdade por ignorância do fato real, esse deve ser no máximo chamado de incauto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Gosto de escrever. Escrever para mim é uma necessidade, uma cura. Escrever é um ato de extrema entrega, é de dentro pra fora. Escrevo por urgência, escrevo por amor e com amor. Sou imediatista, intensa, e sonhadora! Defeitos? Tenho muitos, incontáveis talvez; melhor nem dizê-los.; Tenho uma alma sonhadora. Sonho, e como sonho...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...